Vidral – A história dos mosaicos em vidro

Os vidrais da catedral gótica de Chartres (século XIII) formam, na França, o conjunto mais rico e mais completo da Idade Média

Vidrais da catedral gótica de Chartres
Vidrais da catedral gótica de Chartres

“Um dos ornamentos mais requisitados nas Catedrais góticas eram os vidros pintados, espécie de mosaico transparente. Encontravam-se esses trabalhos em vidros de cores nas Igrejas latinas, como em Santa Maria Maior de Roma, Santa Sofhia de Constantinopla e Nossa Senhora de Bethânia. Foi no século XII a introdução e o uso de desenhar e pintar quadros em vidraça. Chamado hoje de VIDRAL ou MOSAICO. Geralmente os temas desses quadros eram fatos de antigo ou do Novo Testamento e milagres de santos. Portanto, a pintura representava a vista do povo o que a voz do sacerdote e o canto do coro lhe tinha feito ouvir. Este devoto trabalho artístico na criação de Godofredo di Bonillon, o seu historiador,diz:”Foi um herói perfeito, tão terrível para os inimigos como querido dos seus familiares, que só lhe censurava um defeito o de se esquecer da hora de jantar, quando estava nas Igrejas a contemplar as vidraças por ele pintadas.”

“A arte de pintar em vidro teve o seu apogeu no século XVI em que floresceram João Cousin e Lucas de Leyde. A arte de pintar na Idade Média era considerada como parte integrante e essencial da missão evangelizadora, o manifestar do povo as doutrinas religiosas.” (Texto extraído do livro: “História Universal” – autor: César Cantu (reformado e acrescido até 1879) pág. 470/471)

Catedral gótica de Chartres
Catedral gótica de Chartres